Vereadores formulam documento com propostas de obras para contrapartida da MRS

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As Comissões de Urbanismo, Transporte, Trânsito, Meio Ambiente e Acessibilidade e Especial MRS (que acompanha o processo de renovação) da Câmara Municipal enviaram um documento a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), e ao Executivo com uma série de obras consideradas estratégicas para a mobilidade urbana, drenagem e segurança como prioridades para receber os investimentos da MRS.

Os vereadores elencaram como prioridade obras de mobilidade urbana, drenagem para acabar com pontos de enchentes, retorno dos trens de passageiro no município e intercidades e segurança nas passagens de nível.

Com o período de renovação de concessão de ferrovias, os vereadores enxergaram o momento como uma oportunidade da cidade receber investimentos e que as obras indicadas não visam apenas minimizar os impactos da travessia da linha.

Como contrapartida da renovação do contrato de concessão do uso da linha férrea entre 2026/2056, a MRS Logística destinará R$ 2,2 bilhões para Minas Gerais, o montante será repartido entre os municípios que são cortados pela malha ferroviária.

Relação das obras

Viadutos para transposição do leito da via férrea

  • Rua Tereza Cristina (Mariano Procópio)
  • Eduardo Weiss (Fábrica)
  • Pinto de Moura (Poço Rico)
  • BR 267 encontro com a Avenida JK (Nova Era)
  • Praça CEU (Bairro Araújo)

Mobilidade Urbana

  • Compartilhamento do leito da linha com transporte de passageiros municipal e intermunicipal
  • Colocação de pisos de borracha nas passagens de nível
  • Complemento das vias de ligação da Vila Ideal com o acesso Sul (Av. João Goulart) e Cidade Alta aos bairros Monte Castelo e Fábrica.
  • Prolongamento da rua Bernardo Mascarenhas, ao lado da linha férrea, até a Av. dos Andradas no bairro Mariano Procópio..

Drenagem

  • Ampliação das galerias dos córregos nos bairros Mariano Procópio (Rua Feliciano Pena), Carlos Chagas, Benfica (Praça CEU) e Santa Cruz/Nova Era (Córrego de Santa Cruz) sob o leito da ferrovia.
  • Drenagem sob o leito da linha na Rua Paulo Garcia com Antonio Simão Firjam (Distrito Industrial)
  • Revisão da drenagem do córrego do Yung
  • Construção de galeria na rua Feliciano Pena paralelo ao Córrego dos Ingleses.
  • Construção de bacias de retenção de enchentes no Córrego dos Ingleses em São Pedro e Mariano Procópio.

Segurança

  • Estudo acerca da responsabilidade e riscos dos danos estruturais apontados por moradores em construções próximas a linha férrea.
  • Melhoria na sinalização e alarmes nas passagens de nível
  • Reestruturação de passarelas já existentes.
  • Melhorias na iluminação das passarelas.

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