Anvisa abre consulta pública para debate sobre rótulo em alimentos

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), aprovou a abertura de duas consultas públicas sobre novas regras para a rotulagem nutricional de alimentos. O objetivo da revisão das normas atuais de rotulagem é permitir uma melhor compreensão das informações nutricionais pelos consumidores.

As propostas buscam melhorar a forma com que as informações são exibidas, deixando mais visíveis e legíveis os dados nutricionais. Além disso, visam permitir que o consumidor possa fazer uma melhor comparação entre produtos e reduzir situações que geram engano.

Uma das iniciativas é aumentar o tamanho da letra usada no rótulo quando o produto tiver alto teor de açúcar adicionado, gordura saturada ou sódio. Outra novidade é padronizar a exibição das informações nutricionais por 100 gramas e 100 mililitros como forma de complementar a atual informação por porção.

A consulta pública vai ficar aberta para envio de contribuições por 45 dias após publicação no Diário Oficial da União. O formulário para envio das sugestões e os detalhes sobre a iniciativa vão estar disponíveis no site da Anvisa.

radio ao vivo mais ouvida em jf