Semana Santa: Quinta-feira marca instituição dos sacramentos e abertura do Tríduo Pascal nas paróquias na Arquidiocese de Juiz de Fora

Compartilhe

A Quinta-feira Santa é repleta de cerimônias importantes para a liturgia católica: o início do Tríduo Pascal, a preparação para a grande celebração da Páscoa, a vitória de Jesus Cristo sobre a morte. Além disso, recorda a instituição dos grandes sacramentos da Ordem e da Eucaristia.

A cerimônia que abre o dia é realizada às 9h, a Solene Missa dos Santos Óleos, na Catedral Metropolitana. Este nome se deve a bênção dos Óleos dos Catecúmenos e dos Enfermos e a consagração do Óleo do Crisma ocorrida na Missa.

Essa Eucaristia é presidida pelo Arcebispo Metropolitano Dom Gil Antônio Moreira e reúne todo o clero da Arquidiocese. Na ocasião, os padres renovam o compromisso como sacerdotes. Além disso, neste ano, a cerimônia também será em ações de graças pelos 15 anos da posse de Dom Gil como Arcebispo de Juiz de Fora.

Às 19h, as paróquias celebram a Ceia do Senhor, lembram o episódio da Última Ceia, no qual Jesus Cristo ofereceu o seu Corpo e Sangue sob as espécies do Pão e do Vinho, e os entregou para os Apóstolos para que os tomassem, mandando-lhes também oferecer aos seus sucessores.

Na ocasião, ocorre ainda a cerimônia do Lava-Pés e a transladação do Santíssimo Sacramento e vigília silenciosa no salão paroquial e adoração até às 22h.

Ouça a reportagem

Confira a programação da Quinta-feira Santa na Arquidiocese de Juiz de Fora


There is no ads to display, Please add some

Compartilhe