A partir desta segunda-feira, 28, mais escolas da rede estadual de Minas Gerais ficam autorizadas a retornar com as atividades presenciais. Em algumas, será a vez de os professores serem acolhidos presencialmente e, em outras, que já fizeram o recebimento dos docentes, o momento é dos alunos. Considerando o último boletim do Plano Minas Consciente, mais 79 escolas, em 20 municípios, voltam a ter estudantes em sala de aula.
Na região, foram 37 escolas, sendo em Ubá (9), Carangola (8), Visconde do Rio Branco (6), Espera Feliz (5), Fervedouro (3), São Geraldo (2), São João Nepomuceno (2), Ervália (1), Rio Pomba (1) e Tocantins (1).
O fato leva em consideração o último boletim do Plano Minas Consciente.
Essas unidades de ensino estão localizadas em cidades inseridas nas ondas amarela ou verde, e que as prefeituras não apresentaram restrições ao retorno das aulas. Elas se juntam a outras 81, em 14 cidades, que tiveram a retomada na semana passada.
Vale lembrar que Juiz de Fora não faz parte do Minas Consciente porque tem um programa próprio para a retomada gradual e segura das atividades econômicas.
Porém, como a Itatiaia já informou, a justiça determinou a anulação de decreto e normas técnicas da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) que excluíam qualquer viabilidade de retomada das atividades educacionais de natureza presencial, sendo decidido que a cidade siga as normas do Minas Consciente para o retorno.
A PJF recorreu da decisão.