Barbacena decreta situação de emergência após tromba d’água

Venda de imóvel, apartamentos em Juiz de Fora
Compartilhe

O prefeito de Barbacena, Carlos Augusto Soares do Nascimento, o Carlos Du (MDB) publicou decreto de emergência após deslizamentos, inundações, enxurradas e alagamentos causados pela tromba d´’água que caiu sobre o distrito de Correia de Almeida na madrugada desta terça.

Com o decreto, todos os órgãos municipais ficam sob a coordenação da Defesa Civil nas ações de resposta ao desastre. Também está autorizada a convocação de voluntários, bem como campanha de arrecadação de recursos.

Agentes de Defesa Civil estão autorizados a entrar em residências particulares para prestar socorro e determinar evacuação em caso de risco; e também a utilizar propriedades particulares, no caso de perigo público, assegurada ao proprietário indenização, se houver dano.

Está dispensada a obrigatoriedade de licitações para contratos de aquisição de bens necessários às atividades de resposta ao desastre, desde que possam ser concluídas no prazo máximo de 180 dias consecutivos. O decreto também veda a prorrogação dos contratos.

Balanço divulgado na noite desta terça, pelo Corpo de Bombeiros, indica que 96 pessoas ficaram desalojadas na região de Correia de Almeida e Costas da Mantiqueira. Ao todo, 33 casas foram atingidas, uma pessoa ficou desabrigada e uma ferida – uma mulher de 34 anos ficou ferida, após ser levada pela enxurrada e picada por uma cobra.Ela foi encaminhada para atendimento hospitalar.

Segundo o Corpo de Bombeiros, as pessoas desalojadas ficarão em casas de parentes. Nesta terça, um helicóptero da Polícia Militar (PM) foi empregado para visualização e levantamento dos prejuízos, bem como a procura de desaparecidos, o que não foi registrado.

A enxurrada também abriu uma cratera no km 27 da MG 448, em Santa Bárbara do Tugúrio. O trecho está totalmente interditado e, segundo o DER, foram enviados técnicos ao local para avaliar a melhor forma de solucionar o problema. A opção de tráfego para quem se desloca de Ubá para Belo Horizonte é seguir sentido Rio Pomba, pela CMG-265, acessar a MG-133, sentido Coronel Pacheco, pegar a MG-353, sentido Juiz de Fora, seguir até o km 66 e acessar a AMG-3085 até o entroncamento com a BR-040.

foto: Bombeiros

saiba mais…

tratamento impotência
radio ao vivo mais ouvida em jf