Zona da Mata: Chuvas causam danos e deixam cidades em alerta

Compartilhe

As fortes chuvas continuam provocando estragos e levando riscos a várias cidades na Zona da Mata. Houve queda de árvores em Juiz de Fora. Muriaé, Cataguases e Ubá enfrentam cheia e transbordamento de rios. A situação também ficou complicada em Piranga.

O Corpo de Bombeiros realizou atendimento nas cidades de Tabuleiro, Tocantins, Visconde do Rio Branco, Guidoval, Senador Firmino, Guiricema, desde quinta-feira, 5.

Há registros de desalojados e desabrigados nestes municípios, segundo os Bombeiros e a Defesa Civil.

A Defesa Civil Estadual alerta que o tempo segue instável com alta probabilidade de chuva forte e acentuado volume em decorrência da atuação da Zona de Convergência do Atlântico Sul. Essa condição permanece ao longo de todo o final de semana e se espera um volume de chuva expressivo sobre todas as regiões mineiras, com maior destaque para a Zona da Mata.

Juiz de Fora

As chuvas intensas em Juiz de Fora  provocaram quedas de árvores e outros danos em alguns pontos da cidade.

De acordo com o corpo de bombeiros, na noite de sexta-feira, foram registradas pelo menos duas ocorrências de queda de árvores em via  pública. Por volta das 18h20, os bombeiros foram à Rua Zélia Lima Guedes, no Bairro Santa Luzia, próximo a Escola Estadual Governador Juscelino Kubitschek. Uma árvore de médio porte caiu sobre um veículo, no qual havia dois ocupantes. Não houve feridos. A árvore atingiu também a rede elétrica e interditou a via.

Já por volta das 8 da noite, os bombeiros foram à Rua Acácio Alves Alvim, no bairro Marilândia, onde uma árvore de grande porte havia caído sobre a rede elétrica, com rompimento de cabos de energia.

Muriaé

O rio que corta o município transbordou, causando pontos de alagamentos. Nesta sexta-feira, 6, o Corpo de Bombeiros realizou salvamento de pessoas ilhadas no bairro Napoleão. Com o uso de uma embarcação, houve a emoção da família para um local seguro.


De acordo com Leandro Cunha, que é o chefe da Defesa Civil em Muriaé, por conta do grande volume de água, o município registra o número de 52 pessoas desabrigadas e desalojadas. Cerca de 1.500 pessoas foram atingidas pelas chuvas.

Ouça Leandro Cunha

Equipes de Bombeiros da cidade permanecem monitorando a situação.

Cataguases

O Rio Pomba e o Ribeirão Meia Pataca encontram-se em situação de cheia, sendo que já foram constatadas inundações em algumas localidades.

Durante monitoramento realizado por equipes do Corpo de Bombeiros do Município, em conjunto com a Defesa Civil Municipal de Cataguases, duas residências foram interditadas devido ao risco de inundação. Treze pessoas estão desalojadas.

Ubá

Devido as fortes chuvas entre quinta, 6 e sexta, 6, houve inundação na Rua Luis de Matos, no Bairro Vila Casal. O córrego transbordou deixando moradores das ruas mais baixas ilhados.

Na sexta-feira, uma Equipe do Corpo de Bombeiros realizou o corte de três árvores que caíram no rio Ubá em razão da queda do muro de contenção da Avenida Beira Rio.

Tabuleiro

De acordo com os Bombeiros, uma equipe esteve no município para realizar vistorias em locais inundados. Não houve necessidade de salvamento.

Tocantins

Na cidade, os bombeiros realizaram vistoria em escorregamento de encosta, queda de muro e um desabamento parcial de residência com interdição, sem vítimas.

Visconde do Rio Branco

Houve registro de inundação na cidade. Nesta sexta, os Bombeiros vistoriaram uma casa. Três pessoas estão desalojadas.

Guarani

Por causa de inundação, sete pessoas de uma família foram salvas pelos Bombeiros. Eles estão desabrigados. Na zona rurao, houve pontos de queda de pontes e acesso obstruídos.

Guidoval

Os Bombeiros realizaram vistoria em área de risco na cidade, que também registrou inundação nesta sexta.

Senador Firmino

No município, após inundação, houve salvamento de pessoas ilhadas com uso de embarcação. Os bombeiros também fizeram vistorias em áreas de risco de escorregamento de encostas, inundação e risco de queda de muro.

Guiricema,

Sete pessoas que moravam em duas casas foram salvas pelos Bombeiros. Todos estão desabrigados. Cinco comunidades da zona rural estavam sem acesso. Houve vistoria nos locais.

Piranga

Uma forte chuva causou transtornos na cidade de Piranga, na Zona da Mata, como alagamentos, inundações, enxurradas, dentre outras ocorrências.

Em contato com a nossa reportagem, a Defesa Civil da cidade informou que, entre às 21h de quinta-feira, 5 até às 8h de sexta-feira, 6, choveu cerca de 130 mm.

De acordo com o órgão, vias alagaram e as águas invadiram alguns imóveis. O órgão informou ainda que, em um dos chamados, um barcou retirou um morador da residência porque as águas tomou completamente a casa.

Ainda não há o número exato de desabrigados por conta da chuva. A Defesa Civil realiza o levantamento das ocorrências registradas na cidade.


There is no ads to display, Please add some

Compartilhe