Teatro Paschoal Carlos Magno é inaugurado em Juiz de Fora

Compartilhe

Inaugurado nesta sexta-feira, 2, em Juiz de Fora o Teatro Paschoal Carlos Magno. As obras tiveram início há 37 anos e foram finalizadas após convênio entre o município e a Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Codemig). O evento contou com a presença de 400 convidados entre empresários,  vereadores,  secretários de estado, representantes da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Deputados federais e estaduais, comunidade artística local e movimentos sociais.

O entorno do prédio foi cercado pela Polícia Militar e pela Guarda Municipal. Uma manifestação dos Servidores do Sistema Prisional e Socioeducativo do Estado e do Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais (SindiUte) antecedeu a cerimônia.

Interior do Teatro. Foto: Gil Veloso/ PJF

A solenidade teve início com a interpretação do Hino Nacional e de Juiz de Fora pelos Músicos Elmir Santos e Marcio Guelber. Na sequência, o prefeito Bruno Siqueira discursou. Na fala, Siqueira destacou o processo de retomada das obras e em entrevista à Itatiaia, ressaltou a importância do teatro para a cultura na cidade.

Na sequência, foi a vez do Secretário de Estado de Cultura, Angelo Oswaldo discursar. O secretário, que na ocasião representou o Governador Fernando Pimentel, lembrou o vanguardismo de Juiz de Fora nas mais diversas artes e a relevância da cidade no cenário cultural do País.

Rômulo Veiga, superintendente da Funalfa, informou que o edital de ocupação do teatro para os próximos seis meses deve ser lançado nas próximas semanas.

Também participaram do evento o presidente da Codemig, Marco Antonio Soares Catelo Branco e o Diretor de Mineração, Energia e Infraestrutura da cooperativa, Marcelo Nassif. Estiveram presentes ainda o ex- ministro das Comunicações Djalma Moraes, o Secretário de Estado de Transportes e Obras Públicas Murilo Valadares, o ex-vereador de Juiz de Fora e atual Secretário Adjunto de Estado de Direitos Humanos, Participação Social e Cidadania, Biel Rocha e o Secrtário de Adjunto de Educação Wieland Silberschneider, que anunciou a liberação de recursos para a reforma e restauração da sede da Escola Estadual Delfim Moreira. A ex-primeira dama Vera Melo Reis foi agraciada com uma placa em homenagem ao marido e ex-prefeito de Juiz de Fora Melo Reis, que iniciou a construção do teatro.

Ouça a reportagem de Weyder Ferreira:


There is no ads to display, Please add some

Compartilhe