Pesquisa: Maioria dos empresários está otimista para investir em 2021

Pesquisa realizada pelo Sebrae, junto aos donos de pequenos negócios, mostra que 63% dos empresários continuam otimistas e pretendem realizar investimentos no próximo em 2021.

Eles apontam investimentos em divulgação (13%), modernização de produtos e processos (13%), ampliação do atendimento ou capacidade produtiva (9%), além de ampliação do mix de produtos/serviços (9%). Ainda segundo o levantamento, 1 a cada quatro empresários (27%) afirma não ter condições de fazer investimentos em 2021 ano e 10% preferem guardar dinheiro para uma emergência.

A pesquisa também mostrou que houve, em novembro, uma queda no ritmo de recuperação do faturamento das micro e pequenas empresas. Houve ainda um crescimento da proporção de empresários que confessaram estar com muitas dificuldades para manter o negócio em operação.

A pesquisa faz parte de uma série iniciada em março pelo Sebrae e Fundação Getúlio Vargas, a partir da chegada da Covid-19 ao Brasil. As entrevistas foram realizadas entre os dias 20 e 24 de novembro, com 6.138 donos de pequenos negócios de todos os estados e Distrito Federal.

radio ao vivo mais ouvida em jf