Morte de árbitro acende discussão sobre partidas em altas altitudes

Compartilhe

A morte do árbitro Víctor Hugo Hurtado, 32 anos, na Bolívia, no último final de semana, volta a levantar a polêmica sobre partidas realizadas em altas altitudes.

No domingo, 19, o juiz sofreu um mal súbito no segundo tempo da partida entre Always Ready e Oriente Petrolero pela primeira divisão local. Ele chegou a receber atendimento em campo e foi levado para um hospital em La Paz, mas não resistiu.

O confronto era disputado no estádio Villa Ingenio de El Alto, na cidade de El Alto, inaugurado em 2018, e considerado um dos mais altos do mundo por ficar a mais de quatro mil metros de altura. A Federação Boliviana de Futebol (FBF, na sigla em espanhol) divulgou em um comunicado que a fatalidade ocorreu por “causas ainda não determinadas” e evitou fazer qualquer relação entre o falecimento e a altitude.

Em 2008, a Fifa resolveu suspender a proibição que vetava partidas internacionais 2.750 metros acima do nível do mar. Mas autoridades locais reivindicaram a volta dos jogos na altitude e foram atendidos.


There is no ads to display, Please add some

Compartilhe