Lula lamenta morte de Clodesmidt Riani: ‘Referência na luta por direitos dos trabalhadores’

Compartilhe

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lamentou a morte do ex-deputado mineiro Clodesmidt Riani, aos 103 anos. Cassado pela ditadura, Riani faleceu na quinta-feira (4), em Juiz de Fora, após 15 dias internado.

“Soube, com pesar, do falecimento do companheiro e líder sindical Clodesmidt Riani aos 103 anos. Clodesmidt foi deputado estadual por Minas Gerais, perseguido e teve seu mandato cassado pela ditadura. Ele foi líder do Comando Geral dos Trabalhadores que protagonizou a conquista do 13° salário, sendo grande referência na luta por direitos dos trabalhadores e da democracia. Meus sentimentos aos familiares, amigos e companheiros de luta de Clodesmidt Riani”, escreveu Lula, na rede social “X”, anteriormente chamada de Twitter.

A manifestação do presidente foi compartilhada pelo PT no perfil na mesma rede social.

Segundo informações de familiares à Itatiaia, o sindicalista e político Clodesmidt Riani estava internado desde 17 de março por causa de uma pneumonia. No entanto, o quadro se agravou e ele não resistiu a uma insuficiência renal. O corpo dele foi sepultado nesta sexta (5) no Cemitério Parque da Saudade.

Segundo familiares, a morte ocorreu em uma data marcante, porque há 60 anos, no dia 4 de abril de 1964, ele se apresentou ao quartel da 4ª Região Militar, em Juiz de Fora, onde foi preso. Casado com Norma Geralda Riani, teve dez filhos.


There is no ads to display, Please add some

Compartilhe