Conheça a história das 5 músicas natalinas mais ouvidas de 2023

Compartilhe

Anualmente o clima de Natal começa a entrar na vida das pessoas algumas semanas antes da celebração do dia 25 de dezembro. Com isso, as canções natalinas tomam conta das plataformas de streaming e os tradicionais hits ganham maior destaque passando semanas entre as mais ouvidas. A história por trás deles revela o motivo de tanto sucesso!

À Itatiaia, o Spotify separou cinco músicas mais ouvidas nas playlists da plataforma no Brasil com as palavras “natal” ou “canção natalina” no título dos últimos 90 dias. Vale ressaltar que existem mais de 500 mil playlists no Spotify Brasil que contêm estas palavras citadas.

Além disso, o número de playlists com “natal” e “canção natalina” em comparação com 2022 (novembro-dezembro de 2022 a novembro-dezembro de 2023) cresceu 104%.

Confira a história por trás dos hits:

1. All I Want for Christmas Is You, Mariah Carey

O hit de Mariah Carey, “All I Want for Christmas is you”, deu à cantora o título de “Rainha do Natal”. A canção, lançada em 1994, alcança todos os anos o topo absoluto de qualquer plataforma de streaming como a mais ouvida de dezembro.

Em entrevistas, a cantora contou que o motivo de gostar da data veio devido à infância difícil. “Quando você cresce com uma vida bagunçada e é capaz de ter essa transformação em que pode tornar sua vida o que deseja? Isso é alegria para mim”, disse à revista W.

Suas lembranças são também o que a fizeram escrever o hit. “Sou uma pessoa muito festiva e adoro as férias. Canto canções de Natal desde pequena. Eu costumava cantar canções de Natal. Eu escrevi por amor ao Natal e por realmente amar a música de Natal”, afirmou durante uma entrevista em 2015 .

É por ter gosto pelas músicas natalinas que ela ousou em misturar elementos para “All I Want for Christmas is you” se tornar um hit mundial. “Eu ouço muito R&B antigo e ouço muita música gospel para me inspirar. Eu também ouço rádio e conheço todas as músicas do rádio porque sou fanático por isso”, disse ela em 1994.

De acordo com o co-escritor, Walter Afanasieff, tudo surgiu muito naturalmente. “Comecei a tocar piano rock ‘n’ roll e comecei a fazer boogie woogie com a mão esquerda”, relembra. Mariah Carey começou na primeira frase: “Não quero muito para o Natal”, e a música começou a correr. Ouça:

2. Jingle Bell Rock, Bobby Helms

A música de Bobby Helms (1933-1997), “Jingle Bell Rock” é a segunda canção mais reproduzida no Spotify dos últimos 90 dias – fato que se repete todos os anos. Ela surgiu em 1957 após um executivo dar a ideia da canção “Jingle Bell Hop”, escrita por Joe Beal e Jim Boothe.

Depois de ouvir a música, John Kleiman, que administrou a carreira de Helms, conta que ele não gostou do que foi apresentado e disse que “soava ruim e o cara que estava cantando era terrível”. No entanto, ele resolveu pegar a canção e junto de Hank Garland reformulou, adicionando uma ponte, alterando melodia e mudando as palavras para evitar conotações espirituais.

Segundo John, “ele não queria associar o rock ‘n’ roll ao Natal porque sabia que sua mãe não iria gostas. E essa é uma das razões pelas quais o Natal não é mencionado na música”. Foi assim, então, que surgiu “Jingle Bell Rock”.

3. Rockin’ Around The Christmas Tree, Brenda Lee

Entre os clássicos de Natal, “Rockin’ Around The Christmas Tree”, de Brenda Lee, ganhou popularidade anos depois de seu lançamento, em 1958. Nessa época, a artista gravou a música quando tinha apenas 13 anos de idade. “Foi trazida à mim por Owen Bradley, que foi meu produtor, e pelo escritor Johnny Marks. Owen achou que seria ótimo fazer uma música de Natal que fosse muito, muito boa. Ele realmente acreditou naquela e eu adorei”, contou ela ao “Q’s Tom Power”.

“Tive que gostar do que gravei. Eu não era um daqueles artistas para quem o produtor dizia: ‘Bem, acho que isso é bom para você. Vamos fazer isso.’ Eu tinha que gostar ou não conseguiria cantá-la”, completou.

No entanto, a música ganhou popularidade mais de 30 anos depois, graças ao filme “Esqueceram de Mim”, em 1990. “Recebi um telefonema e eles disseram: ‘Brenda, você viu o filme ‘Esqueceram de mim’?’ E eu disse: ‘Não’. E eles disseram: ‘Bem, você precisa ir ver. Sua música está completa.’ E foi aí que Rockin’ ganhou um grande impulso”, disse Brenda Lee.

4. Let It Snow! Let It Snow! Let It Snow! (with The B. Swanson Quartet, por B. Swanson Quartet e Frank Sinatra

A canção “Let it snow”, apesar de não fazer referência ao Natal, virou também um hit do feriado devido ao clima natalino de neve. Ela foi escrita por Sammy Cahn e Jule Styne em julho de 1945, durante uma onda de calor na Califórnia. A música foi gravada pela primeira vez por Vaughn Monroe e lançada após o Dia de Ação de Graças, reforçando ainda mais o sucesso do Natal.

5. Holly Jolly Christmas, Michael Bublé

A quinta música natalina mais reproduzida no Spotify Brasil é “Holly Jolly Christmas”, do canadense Michael Bublé. Ele lançou um álbum inteiro de músicas natalinas, chamado “Christmas”, em 2011. “Holly Jolly Christmas” se tornou um clássico sazonal.

Ela foi originalmente escrita por Johnny Marks e gravada pela primeira vez por Burl Ives, em 1964. A versão de Bublé ganhou popularidade pela inclusão em vários filmes e comerciais de Natal.

A música capta a alegria da data e reforça sobre a importância das tradições. Ouça:


There is no ads to display, Please add some

Compartilhe