As ações da Polícia Federal ocorrem em Barbacena, nesta terça-feira, 9.
O objetivo é combater fraudes em licitação, corrupção e desvio de dinheiro público federal na contratação de obras para a construção de Unidades Básicas de Saúde (UBS) no município, na gestão de 2013 a 2016.
São 15 mandados judiciais de busca e apreensão, expedidos pela 1ª Vara Federal de São João Del Rei/MG, sendo cumpridos nos municípios mineiros de Barbacena, Belo Horizonte e Itatiaiuçu.
A deflagração tem a participação de 65 Policiais Federais, além de 10 auditores da Controladoria Geral da União (CGU) e 07 auditores da Receita Federal do Brasil.
Segundo as investigações, os recursos federais chegam a R$ 2.708,869,99 para construção de UBS em Pinheiro Grosso e Torres e nos Bairros Santo Antônio, Monte Mário e Santa Luzia.
Ainda segundo a Polícia Federal, a Prefeitura acionou a terceira colocada no processo de licitação para retomar as obras, porém a empresa também é investigada pela operação.
Se forem condenados, os investigados poderão cumprir até 28 anos de reclusão.
Nota oficial da Prefeitura de Barbacena:
“Agentes da Controladoria-Geral da União (CGU) da Receita Federal do Brasil (RFB) e da Polícia Federal (PF), estiveram na manhã desta terça-feira (9/07/2019) nas Secretaria de Saúde, Secretaria de Obras, e Licitação, da Prefeitura de Barbacena, nesta terceira fase da Operação “Desvia”.
Os agentes recolheram documentos e computadores, com relação as contratações de obras para a construção de Unidades Básicas de Saúde para o município de Barbacena, que se deram no período de 2013-2016.
Mais uma vez, a Prefeitura de Barbacena prontamente disponibilizou todo material e informações solicitados pelos órgãos.
A Administração Municipal continua a disposição das autoridades competentes para contribuir nas apurações visando a moralidade, legalidade e transparência do serviço público.”
Foto ilustrativa