Atendimento a idosos aumenta em núcleo especializado da polícia

Compartilhe

619 atendimentos de janeiro a abril de 2018.

Em meio a realização da Semana Municipal do Idoso, que tem o intuito de sensibilizar a população idosa e fortalecer a capacidade de participação na sociedade, ocorrências policiais envolvendo a terceira idade são registradas em Juiz de Fora.

No último final de semana, um homem de 37 anos foi preso por maus-tratos contra a mãe. Deficiente visual, a idosa de 72 anos foi encontrada em casa, no Bairro Grajaú, sem alimentação, condições precárias de higiene e cuidados com a saúde. A Polícia Militar chegou ao local após denúncia.

Na madrugada desta terça-feira, 8, assaltantes invadiram uma residência, agrediram os moradores, que são idosos de 74 e 79 anos e roubaram R$2.050. A ocorrência foi registrada no Bairro Santa Cruz.

Casos como esses geralmente são encaminhados ao Núcleo de Atendimento ao Idoso, que registrou 619 atendimentos de janeiro a abril de 2018, envolvendo crimes contra o público-alvo e outras demandas. Esse número ultrapassa a metade registrada em todo ano passado, quando foram 1.027 atendimentos.

A delegada regional da Polícia Civil Patrícia Ribeiro acredita que o aumento se deve a maior divulgação do trabalho. A população tem acreditado no nosso trabalho e a gente procura trabalhar em rede”, ressalta.

Em Juiz de Fora, há cerca de 80 mil pessoas idosas. Temas como agressões e cuidados com a terceira idade estão sendo discutidos na Semana do Idoso.

Semana do Idoso

A programação segue até sexta-feira, dia 11.

Segundo o gerontólogo e gerente do Departamento de Saúde do Idoso da Secretaria de Saúde, José Anísio da Silva, a importância da Semana é sensibilizar a população idosa e fortalecer a capacidade de participação na sociedade.

As atividades da Semana Municipal do Idoso seguem na tarde desta segunda, 07. Às 15h, haverá Culto Inter-Religioso no plenário da Câmara. A cerimônia vai ser realizada pelo Padre Camilo, Pastor Vicente da igreja Metodista e Ministro Júlio da Igreja Anglicana.
Na terça-feira, dia 08 de maio, o Pró-Idoso vai promover a oficina “O ambiente do idoso”. A oficina será conduzida pelo professor Emmanuel Pedroso da UFJF e serão ofertadas 60 vagas destinadas aos idosos que são atendidos pelo Pró-idoso e pelo Centro de Referência de Assistência Social (Cras). Às 14h, também no Pró-Idoso, haverá o Show de prêmios solidário. Quem quiser participar, deve levar 1kg de alimento não perecível que será doado para a casa de repouso Madre Maria de São Miguel e Lar de Idoso Luiza de Marillac.
No dia 09 de maio, haverá atividades físicas e de socialização na Praça Antônio Carlos, de 8h às 9h. A Casa dos Conselhos vai promover, às 10h, a palestra “Envelhecimento e Seus Olhares”, ministrada pela presidente do Conselho Municipal dos Direitos dos Idosos, Lidiane Charbel Souza Peres. Já o plenário da Câmara recebe a roda de conversa “O idoso e a cidade”, com participação de 19 idosos, a partir das 14h30.
Na quinta-feira, 10, o Instituto Metodista Granbery realiza a Manhã de Lazer, de 8h às 11h. O plenário da Câmara recebe, às 14h30, o Grupo Juiz de Fora em Serenata; e às 15h haverá a palestra “A perda de memória da pessoa idosa”, ministrada pelo geriatra Dr. Antônio Godinho.
As comemorações terminam na sexta-feira, 11, com o Baile do Idoso no Círculo Militar, a partir das 14h. A entrada é gratuita.

There is no ads to display, Please add some

Compartilhe