Para fomentar o sistema de franchising em Minas Gerais, estruturando micro e pequenas empresas com potencial de crescimento para se tornarem franqueadoras, o Sebrae Minas abre nova turma do Minas Franquia na região da Zona da Mata e Vertentes.
O programa começa em 18/05 e as empresas interessadas em participar devem se inscrever até o dia 07/05 no link.
Sete empresas da região tornaram-se franqueadoras na última edição do Minas Franquia: Autêntica (Viçosa), Bigodeira (Juiz de Fora), Food Jam (Juiz de Fora), Global Rastreamento e Tecnologia (Manhuaçu), Medmais Consulta (Juiz de Fora), Paradise Burger (Ponte Nova) e Teggiano Comida de Herança (Visconde do Rio Branco). O lançamento das novas franquias ocorreu no dia 8 de abril, em evento on-line do Sebrae Minas.
Segundo a pesquisa Desempenho do Franchising 2020, da Associação Brasileira de Franchising (ABF), a pandemia afetou o faturamento do setor de franquia no ano passado, porém, os resultados do estudo mostram uma recuperação de 22,8% no 4º trimestre de 2020, em relação ao trimestre anterior.
O segmento Casa e Construção foi o que teve o maior índice de recuperação de faturamento (12,8%). Já o setor de Hotelaria e Turismo foi o mais prejudicado, com variação de -49,8% de um ano para o outro.
Em relação à abertura e fechamento de unidades, o saldo caiu de 4,3% em 2019 para -2,6% em 2020. Apesar disso, as projeções para 2021 são otimistas, segundo o estudo da ABF. A expectativa é que neste ano haja aumento de 8% no faturamento, 5% no número de unidades abertas, 2% no número de redes franqueadoras e 5% em empregos em todo o país.
A pesquisa mostrou ainda o ranking das 50 maiores marcas de franquias no Brasil em 2020. O Boticário, McDonald’s, Cacau Show e Subway ocupam os primeiros lugares na lista. Em Minas Gerais, o número de unidades franqueadas cresceu 1 ponto percentual de 2019 para 2020, passando de 1% para 2%.
Minas Franquia
Desde 2010, o Sebrae Minas desenvolve o programa Minas Franquia. A iniciativa busca estimular o sistema de franchising, oferecendo orientações a pequenas empresas com potencial de crescimento para expandir os negócios e se tornarem franqueadoras, de acordo com os termos estabelecidos pela “Lei do Franchising”.
O empresário que participa do programa tem o seu negócio formatado como uma franquia e, assim, pode disponibilizar seu modelo de negócio para os potenciais clientes, compradores e investidores.
foto: Marcos Alfredo