Neste mês é comemorado o Agosto Dourado. O período incentiva o aleitamento materno, que deve ser exclusivo até os seis meses de vida do bebê. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a recomendação é para que ocorra até os dois anos de idade.
De acordo com a OMS, a cor dourada faz alusão ao padrão ouro de qualidade do leite materno por ser um alimento fundamental para a saúde das crianças nessa fase da vida. A programação completa pode ser conferida no site da Prefeitura
Neste ano, o Banco de Leite Humano de Juiz de Fora lembra a data com eventos de atendimento às gestantes e mães. Segundo a supervisora do Banco de Leite Humano de Juiz de Fora, Sílvia Raquel Victor, a programação conta ações neste mês para que gestante e mães possam tirar dúvidas e entender como é o processo de amamentação, a doação de leite e os cuidados para armazená-lo.
Sílvia explicou que o estoque está dentro da normalidade, porém precisa de mais doações de leite. Ela orienta quem pode doar.
A supervisora do Banco de Leite Humano de Juiz de Fora ressaltou ainda que o banco incentiva também a doação de frascos de vidro com tampa de plástico rosqueável para o armazenamento do leite materno.
A prioridade para distribuição do leite materno captado é para crianças que estão nas UTIs neonatais, como bebês prematuros graves, baixo peso ou com má formação. O Banco de Leite Humano de Juiz de Fora atende hospitais que possuem UTIs neonatais em Juiz de Fora, Leopoldina, Barbacena e São João del-Rei.