Os supermercados mineiros acumulam crescimento de 3,88% nas vendas no primeiro semestre de 2021. É o que revela o Termômetro de Vendas, pesquisa mensal da Associação Mineira de Supermercados (AMIS), referente a junho, com empresas de todos os portes em todas as regiões do estado.
Na comparação com o junho de 2020, também houve crescimento, com variação de 2,60%. Já em relação a maio de 2021, o setor apresentou retração nas vendas, com desempenho negativo de 1,50%. Segundo a AMIS, o resultado do setor no semestre está alinhado com as projeções feitas pela associação no início do ano, que é de um crescimento de 4,20% para todo o exercício.
A pesquisa apontou que os supermercados da Zona da Mata registraram um aumento de 3,90% de janeiro a junho deste ano. Em comparação com junho de 2020, o crescimento foi de 3,58%. Ao contrário do que foi apresentado no estado, o setor da região apresentou um leve aumento na comparação de junho com maio deste ano, com variação 0,18%.
No primeiro semestre deste ano, os supermercados abriram 29 lojas em Minas Gerais. Essas novas unidades representaram a geração de 3.150 novos postos de trabalho.