Em nota, Instituto Estadual de Florestas (IEF) informou que 94 pessoas participam do combate ao incêndio que atinge o Parque Estadual do Ibitipoca. A equipe é formada por servidores e funcionários do parque, brigadistas voluntários e militares do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais.
O grupo foi dividido com 66 pessoas atuando em combate por terra, e o restante realiza os trabalhos em helicópteros e na sala de comando operacional – estruturada pelo IEF – para direcionar as ações.
Para combater o incêndio, que teve início no domingo, estão sendo utilizadas 7 caminhonetes 4×4, duas motos, um helicóptero do Corpo de Bombeiros e um helicóptero cedido por uma empresa parceira do parque, além de um trator com tanque.
No decorrer do dia, o combate deve ser reforçado com mais três aeronaves do modelo airtractor, sendo duas enviadas pelo Corpo de Bombeiros e uma cedida por empresa parceira.
A reportagem da Itatiaia conseguiu contato com um brigadista voluntário, que atua no local desde a madrugada desta segunda. Gabriel Célio Fortes é nativo da região e atua há 26 anos com turismo no local. Ele fala sobre a situação de momento.
Como a Itatiaia já informou, o incêndio que atinge o Parque Estadual do Ibitipoca começou na tarde do último domingo em área vizinha à unidade de conservação.
Contudo, os ventos espalharam o fogo para uma área de vegetação no interior da unidade.
Devido ao incêndio, o IEF suspendeu a reabertura do Ibitipoca para visitantes, que estava prevista para ocorrer nesta quarta-feira, 30. A nova data será informada assim que o incêndio for debelado. Por conta da pandemia de coronavírus, o Parque Estadual do Ibitipoca está fechado desde o dia 18 de março.