Confirmado um caso de sarampo em Juiz de Fora. Trata-se de um adolescente de 16 anos, morador do bairro Novo Horizonte.
A Secretaria de Saúde trata como caso importado, já que o paciente esteve em outra cidade e em contato com
com parentes que residem em São Paulo, região onde há surto da doença.
O diagnóstico foi confirmado em análise na Fundação Ezequiel Dias (Funed), em Belo Horizonte, para análise.
Uma equipe do setor de Imunização realizou o bloqueio vacinal na sala de aula do estudante e foi necessário imunizar quatro estudantes e quatro funcionários da escola.
O segundo caso, tratado como suspeito, é referente a um bebê, sexo feminino, de 1 ano e nove meses, moradora do Bairro Morro da Glória, com somente uma dose da vacina tríplice viral registrada em sua caderneta de vacinação. A análise já foi encaminhada para a Fundação Ezequiel Dias.
Apesar do caso ser tratado como investigação, o Hospital Universitário da UFJF, onde o bebê está internado, já descartou clinicamente a suspeita de sarampo. Por meio de nota, o hospital informou que, após avaliação clínica, não houve apresentação dos sintamos que levassem ao diagnóstico do sarampo. A menina deu entrada na unidade no dia 27 de agosto. Além disso, o hospital informou que, seguindo protocolo do Ministério da Saúde, as Secretarias Municipal e Estadual de Saúde foram notificadas da suspeita.
Segundo dados do Setor de Imunização, da SS, na última campanha de vacinação contra o sarampo, realizada em 2018, a cobertura atingiu o índice de 95,68%.