A Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) assinou nesta quarta-feira, 10, contrato para convênio de prestação de serviços de remoção, guarda e depósito de veículos apreendidos ou removidos em decorrência de infração à legislação de transporte e trânsito.
A empresa que venceu a licitação e vai prestar o serviço será a Alves & Yoshiy, de São José do Rio Preto (SP).
Com o convênio, o município terá autonomia, pois este serviço dependia da disponibilidade do Detran-MG.
A empresa restituirá mensalmente 10% dos valores arrecadados à Prefeitura. Antes, estes recursos eram repassados ao estado.
Segundo o contrato, a empresa vai cobrar 26% a menos o valor da remoção e estadia no pátio que a tabela de preços de Minas Gerais.
Segundo o secretário interino da Secretaria de Transporte e Trânsito (Settra), Eduardo Facio, essa autonomia vai atender melhor a cidade.
Com o acordo, o prefeito Antônio Almas (PSDB) espera que a cidade opere com mais facilidade e que os condutores respeitem as leis de trânsito.
Esse convênio vai ajudar na prevenção ao mosquito do Aedes aegypti com a remoção dos veículos abandonados, que são possíveis criadores de focos do mosquito. É o que explica o subsecretário de Vigilância em Saúde, Rodrigo Almeida.
A nova prestadora tem 90 dias para começar a oferecer os serviços.
O contrato tem duração de cinco anos, podendo ser renovado por mais cinco.