Eleitores esperam até sete horas na fila do cartório eleitoral

Compartilhe

Termina nesta quarta-feira, 9, o prazo para regularização do título de eleitor.

E, a poucas horas para o fim do prazo, a fila de eleitores já dobra o quarteirão do cartório eleitoral em Juiz de Fora, nesta terça-feira, 8.

Desde o início do mês, o cartório eleitoral funciona em esquema de plantão, inclusive aos finais de semana e feriados mas, de ontem para hoje, o movimento aumentou. A estimativa é que pelo menos 600 eleitores por dia tenham procurado pelo serviço.

 

Por volta de 15h conversamos com eleitores com tempo médio de espera de sete horas. Alguns aguardavam na fila sem almoço. 

 

 

De acordo com a chefe do cartório eleitoral de Juiz de Fora, Vilma Sinnott, nessa reta final, a maioria da procura é por jovens que vão votar pela primeira vez. Ela lembra que é o voto é facultativo dos 16 aos 18 anos e que a biometria não é obrigatória para as próximas eleições.

 

Vilma Sinotti lembra que o eleitor que está com o título irregular pode votar neste ano, mas quem tem o título cancelado, ou seja, não justificou ausência por três pleitos, está impedido de votar. Ela lembra as consequências de quem não está com o documento em dia como; problemas para emissão de passaporte; não poder ser nomeado em concurso público e nem pode fazer inscrição em ensino público.

 

 Quem perdeu o extraviou o título de eleitor pode retirar a versão eletrônica pela internet, pelo aplicativo e-título. A segunda via também pode ser solicitada até setembro.

Foto: Marcos Alfredo


There is no ads to display, Please add some

Compartilhe