Quarenta anos do primeiro transplante de órgãos são celebrados pela Santa Casa de Misericórdia de Juiz de Fora em 2023. Desde o primeiro procedimento até este ano, foram mais de mil transplantes renais no hospital.
Em uma coletiva nesta quarta-feira (30) foram apresentados números do serviço pelo coordenador do serviço de transplante da Santa Casa e presidente da Associação Brasileira de Transplante de Órgãos (ABTO), o nefrologista Gustavo Fernandes Ferreira. Ele também explicou o funcionamento da lista única de transplantes do Sistema Único de Saúde (SUS).
Além disso, as pacientes envolvidas no primeiro procedimento, em 1983, Osmarina Riani, que recebeu o rim da irmã Olga Riani também conversaram sobre como foi a cirurgia na época e como estão agora. O médico nefrologista Sebastião Ferreira contou como foi a preparação para realizar o procedimento.
Atualmente, além do transplante renal, a Santa Casa realiza os procedimentos de pâncreas e de fígado. O hospital é referência no serviço para 105 cidades das regiões da Zona da Mata e do Campo das Vertentes, além de municípios do interior do Rio de Janeiro.
Ouça a íntegra da reportagem