Referência em MG e RJ, Santa Casa de Juiz de Fora comemora 40 anos do serviço de transplante de órgãos

Quarenta anos do primeiro transplante de órgãos são celebrados pela Santa Casa de Misericórdia de Juiz de Fora em 2023. Desde o primeiro procedimento até este ano, foram mais de mil transplantes renais no hospital.

Em uma coletiva nesta quarta-feira (30) foram apresentados números do serviço pelo coordenador do serviço de transplante da Santa Casa e presidente da Associação Brasileira de Transplante de Órgãos (ABTO), o nefrologista Gustavo Fernandes Ferreira. Ele também explicou o funcionamento da lista única de transplantes do Sistema Único de Saúde (SUS).

Olga (esq) doou rim para a irmã, Osmarina, em cirurgia realizada na Santa Casa em 1983. Foto: Joubertt Telles

Além disso, as pacientes envolvidas no primeiro procedimento, em 1983, Osmarina Riani, que recebeu o rim da irmã Olga Riani também conversaram sobre como foi a cirurgia na época e como estão agora. O médico nefrologista Sebastião Ferreira contou como foi a preparação para realizar o procedimento.

Atualmente, além do transplante renal, a Santa Casa realiza os procedimentos de pâncreas e de fígado. O hospital é referência no serviço para 105 cidades das regiões da Zona da Mata e do Campo das Vertentes, além de municípios do interior do Rio de Janeiro.

Ouça a íntegra da reportagem

Saiba mais