A Prefeitura de Juiz de Fora interditou o imóvel onde uma marquise caiu e matou um homem de 38 anos, na Rua Floriano Peixoto, no Centro de Juiz de Fora. A ocorrência, na tarde desta quinta-feira (21) mobilizou equipes do Corpo de Bombeiros, do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Defesa Civil, Guarda Municipal, Polícias Civil e Militar.
Além da completa interdição de toda estrutura, a Prefeitura de Juiz de Fora destacou que os proprietários são responsáveis pela manutenção, devendo ainda apresentar laudo de estabilidade – o que nunca foi realizado pelo responsável pelo imóvel afetado.
Por causa do desabamento, quatro pessoas ficaram presas em uma loja. Os Bombeiros tiveram que derrubar parte da marquise que ainda permaneceu presa à estrutura do imóvel para liberar a saída delas, que não tiveram ferimentos
Em conversa com a imprensa, o Capitão Yuri Caetano falou sobre a atuação dos Bombeiros e as informações iniciais a respeito da ocorrência. Ouça a matéria de Joubertt Telles
Em nota, atualizando as informações o Corpo de Bombeiros destacou que a Defesa Civil apontou, preliminarmente, o desgaste natural da estrutura como a provável causa do incidente.
Íntegra da nota da Prefeitura de Juiz de Fora
A Prefeitura de Juiz de Fora lamenta profundamente a tragédia que ocorreu nesta quinta-feira, 21, na rua Floriano Peixoto, que provocou a morte de uma pessoa. Em razão do fato, foi determinada a completa interdição de toda a estrutura no local.
A Lei nº 084/2007 define os proprietários de prédios como marquise como responsáveis por sua manutenção, devendo ainda apresentar laudo de estabilidade – o que nunca foi realizado pelo responsável pelo imóvel afetado. Esse laudo deve incluir uma prova de carga nos casos em que a estrutura apresente fissuras, deformações, infiltrações, sobrecarga ou qualquer outra anomalia.
Apenas em 2024, foram fiscalizados 508 edifícios na cidade. Nessas ações, foram emitidos 84 diligências fiscais, 321 termos de intimação, 71 autos de notificação e 32 autos de infração.
A manutenção das marquises é fundamental para garantir a segurança dos pedestres e moradores. A população deve denunciar pelo WhatsApp da Fiscalização – (32) 3690-7984.