Este sábado (9) e o domingo (10) serão uma maratona para 43.711 candidatos inscritos nos três módulos do Programa de Ingresso Seletivo Misto (Pism) 2024 da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). É um número recorde de inscritos no processo seletivo, segundo a instituição.
Os portões serão abertos nos locais de prova a partir das 12h e fechados às 13h, impreterivelmente. As provas serão aplicadas das 13h30 às 17h30 em Juiz de Fora, Governador Valadares e Muriaé, em Minas Gerais, e em Petrópolis e Volta Redonda, no interior do Rio de Janeiro. As notas obtidas pelos candidatos do Módulo III serão divulgadas no dia 24 de janeiro de 2024.
O Pism 2024 oferece, ao todo, 2.303 vagas distribuídas em 76 cursos, sendo 1.903 para o campus de Juiz de Fora e 400 para Governador Valadares. Elas seguem critérios de cotas e permitem a entrada tanto no primeiro quanto no segundo semestre de 2024.
Sobre o Pism 2024:
- Locais das provas
- Mudanças nos horários de ônibus
- Alterações no trânsito
- Orientações para acesso ao campus em Governador Valadares
- UFJF disponibiliza comprovante definitivo de inscrição
Provas por dia
No sábado, os candidatos dos módulos I e II terão 20 questões objetivas (múltipla escolha) e duas discursivas, abrangendo Língua Portuguesa, Geografia, Matemática e Química. No domingo, eles enfrentarão questões de múltipla escolha e dissertativas em Literatura, Biologia, Física e História.
Para os alunos do módulo III, a avaliação incluirá 20 questões objetivas de Língua Portuguesa, Literaturas, Biologia e Matemática, além de questões discursivas específicas para a área do curso escolhido. No dia seguinte, enfrentarão questões de Física, Química, Geografia e História, com questões discursivas personalizadas conforme a área do curso.
Orientações aos candidatos
Segundo o edital do Pism 2024, na hora da prova, sobre a carteira ou mesa, serão permitidos:
- um documento de identificação com foto (carteira de identidade, passaporte, carteira de trabalho ou CNH. Em caso de furto ou roubo, deve ser apresentado o boletim de ocorrência. Identidade infantil será aceita)
- caneta azul ou preta de corpo transparente,
- álcool em gel transparente e sem rótulo
- régua transparente.
Também são permitidos alimentos, líquidos em garrafa transparente sem o rótulo e medicamentos, caso necessário.
O candidato deve levar o próprio material.
É vedada a utilização de:
- óculos escuros,
- artigos de chapelaria, tais como: boné, chapéu, viseira ou gorro
- utilização de lápis, lapiseira, borracha,
- livros,
- manuais,
- impressos,
- anotações
- e quaisquer dispositivos eletrônicos, tais como: calculadoras, agendas eletrônicas,
- telefones celulares, smartphones, tablets, ipods®, pendrives, aparelhos de mp3 ou similares,
- gravadores, relógios de qualquer tipo, alarmes de qualquer espécie ou qualquer transmissor,
- gravador ou receptor de dados, imagens, vídeos e mensagens.
Quem tem cabelo comprido, deverá deixá-lo preso durante a prova, com as orelhas à mostra. O candidato não poderá portar armas de qualquer espécie, ainda que detenha autorização para o respectivo porte.
O edital ressalta que, assim que ingressar na sala e antes do início das provas, o candidato deverá guardar, em embalagem própria, fornecida pelo fiscal de sala, o telefone celular desligado e quaisquer outros equipamentos eletrônicos desligados, além de outros objetos pessoais, tais como
bolsas e carteiras e os relacionados no documento, sob pena de eliminação do certame.
Ao preencher a Folha de Respostas, é recomendada atenção porque ela não será substituída devido a qualquer tipo de erro por parte do candidato. As respostas devem ser preenchidas com caneta esferográfica azul ou preta para serem validadas. Quem preencher a lápis, receberá nota 0.
Pism 2024 em números
Nesta edição, a UFJF registrou recorde de inscrições: os 43.711 candidatos representam aumento de 22% em relação ao Pism 2023, que teve 34.435 candidatos. Segundo a Copese, 2019 foi a última vez que a marca de 40 mil inscritos foi ultrapassada: 40.160 candidatos.
O Módulo I registrou 23.971 inscritos. O Módulo II atraiu 13.079. O Módulo III contabilizou 6.661 candidatos competindo por 2.303 vagas oferecidas nos campi da instituição.
A maior concorrência no campus Juiz de Fora ficou com o curso de Psicologia, no grupo E (destinado a candidatos que tenham cursado o ensino médio integralmente em escolas públicas, independentemente da renda familiar): 28 candidatos por vaga. O curso também liderou nos grupos de vagas A, B e D.
Já no Campus de Governador Valadares, o curso de Medicina tem as quatro maiores concorrências do Pism 2024. No grupo E, a relação é de 27 candidatos por vaga; na ampla concorrência (grupo C), são 16,1 por vaga. Já no grupo B a concorrência cai para 9,5 por vaga. Por último, no grupo A, a concorrência é de 6,17.