Minas implementa carteira de trabalho digital

A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese) de Minas Gerais, em parceria com a Secretaria Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), anunciou nesta terça-feira, 28, a implementação da Carteira de Trabalho Digital em Minas Gerais.

O novo documento objetiva modernizar e aumentar a segurança do processo pelo qual as informações e direitos trabalhistas do empregado são acessados.

A carteira digital é gratuita e pode ser acessada por smartphones ou computador.

O trabalhador não precisa mais se deslocar até os postos de atendimento para a emissão do documento. Basta fazer o download nas lojas virtuais Apple Store e Play Store ou pelo site acesso.gov.br.

Além disso, o prazo esperado para receber a carteira, a partir da solicitação, será de um dia. Antes, o cidadão aguardava 17 dias.

Segundo o Ministério da Economia, depois da substituição oficial do documento impresso pelo digital, a carteira física passará a ser desnecessária para as vinculações trabalhistas.

As anotações do documento de papel serão substituídas pelos dados prestados ao e-Social, vinculados ao CPF do trabalhador.

Ainda de acordo com o Ministério, a Carteira de trabalho digital será o único documento necessário para efetivar a contratação do empregado.