Governo de Minas Gerais anuncia que obras do Hospital Regional de Juiz de Fora não serão retomadas

O Governo de Minas Gerais não vai retomar as obras do Hospital Regional de Juiz de Fora. O motivo é a impossibilidade de sequência dos trabalhos na atual estrutura. O secretário de Estado de Saúde, Fábio Baccheretti, disse que os recursos serão repassados para ajudar na compra de equipamentos para o novo Hospital Universitário da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

A Itatiaia entrou em contato com a Prefeitura e com a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), a qual o HU-UFJF é vinculado. A matéria será atualizada tão logo as respostas sejam recebidas.

Posicionamento do Governo de MG

O estado alegou que uma série de erros graves no processo de construção da unidade, iniciada em 2009, apontados em laudos e diagnósticos da Secretaria de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias do Governo de Minas Gerais (Seinfra), colocando em dúvida a estabilidade do edifício, no Bairro São Dimas.

Conforme o secretário de Estado de Saúde, Fábio Baccheretti, a obra precisaria ser refeita.

Além dessa questão, conforme o governo, atualmente, há uma dívida da Prefeitura de Juiz de Fora com o Estado por conta dos repasses feitos para a construção do hospital no valor de aproximadamente R$ 151,3 milhões, que foram indevidamente executados, e resultaram em um processo de tomada de contas especial. Este passivo, segundo o governo, seria quitado com o repasse oneroso do terreno do hospital para o Estado, que assumiria a continuidade das obras, mas que ainda não ocorreu.

Por outro lado, os R$ 150 milhões que seriam para o Hospital Regional serão repassados para o Hospital Universitário da Universidade Federal de Juiz de Fora (HU-UFJF), como explica Fábio Baccheretti.

O secretário finalizou que todo o recurso destinado a Juiz de Fora e, consequentemente, a Zona da Mata está garantido.

Leia também