Escorregamento de solo é a maior parte das ocorrências atendidas pela Defesa Civil após forte chuva em Juiz de Fora

A sexta-feira (16) é marcada pela limpeza e atendimentos às ocorrências causadas pela forte chuva que atingiu Juiz de Fora nesta quinta-feira (15). Até o fim da manhã, a Defesa Civil registrou 44 chamadas, sendo 26 escorregamentos de solo.

Dessas ocorrências, cinco foram registradas nesta manhã. A maioria das ocorrências, segundo o órgão, foram na Zona Leste 20. Nenhuma situação de gravidade.

E pode chover ainda nesta sexta. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou novo alerta de chuvas intensas para cidades da região. Até às 10h de sábado (16), há possibilidade de chuva de até 30mm/h ou 50 mm/h, e ventos intensos (40-60 km).

Leia também

Atendimentos

Em balanço divulgado nesta sexta, a Prefeitura informou que a limpeza estava em andamento na Rua Francisca Bechlluft Santos no bairro N. S de Lourdes; na Rua Vitorino Braga e na Av. Diva Garcia, no Linhares.

Os servidores da Empresa Municipal de Pavimentação e Urbanidades (Empav) atenderam a 14 quedas de árvores, galhos e ramagens nas vias públicas do Poço Rico, Vila Ideal, Cascatinha, Carlos Chagas e Santo Antônio.

A Guarda Municipal deslocou as equipes para o monitoramento sistêmico de locais como córrego Humaitá e Santa Luzia, nos Bairros Industrial e Santa Luzia. 

Também houve atendimento no bairros Democrata e Mariano Procópio onde houve alagamento de ruas, e foi necessária interdição até o escoamento das águas e a limpeza das vias.

Orientações da Defesa Civil

A Defesa Civil adverte que a população deve ficar atenta para indícios de ameaça de deslizamentos, como o surgimento de novas trincas ou fissuras nas moradias e trincas e movimentação de solo nos terrenos. E em caso de emergência, ligar 199.

Outra orientação é que as pessoas evitem transitar em áreas alagadas e próximas a córregos, canais e rios. Em caso de rajadas de vento, não se abrigar debaixo de árvores, nem estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda, por causa do risco de queda e descargas elétricas.

Para receber alertas da Defesa Civil por SMS ou Whatsapp, os moradores de Juiz de Fora devem enviar uma mensagem de texto para o número 40199 informando o CEP ou mensagem de WhatsApp para o número (61) 2034-4611. O serviço é totalmente gratuito.