Chuvas deixam mais de 60 desabrigados em cidades da Zona da Mata

Compartilhe

As chuvas causam transtornos da Zona da Mata, neste domingo, 9. Situação mais grave é em Cataguases onde 62 pessoas estão desabrigadas. Os dados foram repassados agora a pouco pela Defesa Civil, que também informou que as pessoas tem sido abrigadas nas escolas municipais da cidade.

O Rio Pomba está 7,25 centímetros acima do leito e já saiu da calha, alagando várias ruas da cidade. Ainda segundo a Defesa Civil, há mais pessoas atingidas, que foram para a casa de parentes. O número de desalojados ainda não foi divulgado.

Em vídeo publicado no início da tarde, o prefeito José Henriques (MDB) informou que a projeção é que o Rio Pomba possa chegar a 8,5m nas próximas horas e orienta que a população procure um local seguro.

Muriaé

Em Muriaé, o rio Glória está 5,60m acima da normalidade a apenas 70 centímetros para atingir a ponte da BR-356. Os rios Preto e Muriaé estão 2 metros acima e já atinge ruas mais baixas. O nível sobe de forma lenta e moderada, segundo a Defesa Civil. Se a chuva continuar, tendência de elevação na cidade que historicamente sofre com alagamentos.

Até o momento, foi registrado em Muriaé 157,72 mm nas últimas 72 horas. A média histórica para o mês é de 199mm.

Juiz de Fora

Em Juiz de Fora, a Defesa Civil registrou 14 ocorrências no sábado, 8. A maior parte (64,29%) ligada a deslizamentos de solo. O órgão realizou vistorias em 40 unidades habitacionais ao longo de todo o sábado. Não há desabrigados..


A ocorrência mais grave foi a de um desabamento de muro de contenção no bairro Monte Castelo. A equipe de Engenharia da Defesa Civil orientou o proprietário. O local tem histórico de deslizamento e problemas na drenagem pluvial. Para suavizar os riscos, a rua está interditada e o local foi coberto com lona. A equipe também vistoriou as casas localizadas nas proximidades e um imóvel precisou ser interditado parcialmente.

Já no bairro Bonfim, houve escorregamento de talude. Doze imóveis foram vistoriados pela Defesa Civil e, de forma preventiva, quatro foram interditados para garantir a segurança dos moradores.


Já na rodovia MG-126, entre Bicas e Mar de Espanha, uma barreira caiu e interditou parcialmente a estrada.


There is no ads to display, Please add some

Compartilhe