Capitólio: Bombeiros encontram 10 corpos no Lago de Furnas

Compartilhe

O Corpo de Bombeiros divulgou, na tarde deste domingo 9, que os 10 corpos das vítimas do desabamento de parte de um cânion no Lago de Furnas, em Capitólio (MG), foram encontrados. Todos eram ocupantes da lancha Jesus, a embarcação mais atingida pela rocha nesse sábado, 8.

Os corpos são encaminhados para o Instituto Médico Legal (IML) de Passos, no Sul de Minas. Um grupo de apoio foi feito com os familiares, para dar celeridade à identificação dos corpos, explicou o delegado Marcos de Souza Pimenta. “Nós estamos trocando e dando celeridade, com a maior rapidez possível”, afirma.

Apenas duas das vítimas foram formalmente identificadas pela Polícia Civil. Uma delas é Júlio Borges Antunes, de 68 anos, natural de Alpinópolis, no Sul de Minas. As demais passaram por “reconhecimento precário”, com familiares a partir de fragmentos corpóreos, explicou o delegado.

Apesar da localização dos demais corpos, o médico legista da Polícia Civil Marcos Amaral explica não haver previsão de identificação e liberação dos corpos, “dado a altíssima energia do trauma que acometeu a lancha”. “Os corpos estão bastante prejudicados”, o que demanda trabalho maior de identificação, com necessidade de teste de DNA, por exemplo, explica.

Segundo a Polícia Civil, as demais vítimas são: um homem de 37 anos, natural de Itaú de Minas, e o filho dele, de 17 anos, natural de Alfenas, no Sul de Minas; um homem, de 40 anos, natural de Betim, região metropolitana de Belo Horizonte, que seria o piloto da lancha; uma mulher de 43 anos, natural de Cajamar (SP), e a filha dela, de 18, natural de Paulínia (SP); um idoso de 67 anos, de Anhumas (SP), e a esposa dele, de 57 anos, natural de Itaú de Minas; um homem de 24 anos, natural de Campinas (SP); e um homem de 35 anos, de Passos (MG).

Pelo menos outras 31 pessoas precisaram de atendimento médico. Vinte e três foram atendidas na Santa Casa de Capitólio. Outras quatro vítimas foram atendidas na Santa Casa de São José da Barra. Outras duas estão internadas em Piumhi com fratura exposta. Outras duas estão na Santa Casa de Passo com situação estável.

Operação de busca

A operação de busca neste domingo conta com 50 militares do Corpo de Bombeiros e da Marinha do Brasil. São usados equipamentos de mergulho, com cilindros de oxigênio reservas, quatro lanchas e três motos aquáticas.

Tragédia

Uma tromba d´água na parte alta da represa provocou o deslizamento de parte do cânion, e três lanchas foram atingidas: a primeira delas, que estava mais perto do paredão, foi coberta por rochas. Duas delas afundaram. 

A Marinha foi acionada e interditou o trecho que fica no lago de Furnas, a 293 km de Belo Horizonte.    


There is no ads to display, Please add some

Compartilhe