Em Juiz de Fora, a celebração do Tríduo Pascal começou na noite desta quinta, 9, na Catedral Metropolitana de Juiz de Fora.
O Tríduo Pascal acontece nos três dias celebrados no Cristianismo – composto pela Quinta-feira santa, Sexta-feira Santa e o Sábado Santo. A celebração é em memória da Paixão, morte e ressurreição de Jesus, conforme a igreja católica.
Na igreja matriz da Arquidiocese, as imensas portas estão fechadas. No momento, em que o mundo se protege contra o coronavírus, contato, apenas virtual.
Com celebrações suspensas desde o dia 19 de março, a Semana Santa deste ano não contou com a tradicional missa Lava Pés, que lembra o gesto de humildade de Jesus na última ceia, e nem com os Santos Óleos, quando os sacerdotes reafirmam a sua missão. Quando a regra é evitar aglomeração, as procissões também ficaram na memória.
Paróquias se adaptam ao mundo virtual para não deixar de passar a mensagem de esperança e renascimento que o mundo precisa neste momento.
Na Catedral, além da celebração da quinta-feira Santa, o Sermão das Sete Palavras e Ação Litúrgica desta sexta-feira e da vigília do Sábado Santo serão presididas pelo Arcebispo Metropolitano, Dom Gil Antônio Moreira.
Sem contato, porém com a acessibilidade permitida pela tecnologia. Dom Gil lembra da benção concedida pelo Papa Francisco, quando concedeu Indulgência Plenária para o mundo, na Praça de São Pedro, vazia.
Nesse período em que todos se preparam para a Páscoa, mesmo que separados fisicamente, Dom Gil deixa uma mensagem a todos os fiéis.
–
foto: Marcos Alfredo / FM Itatiaia