BR-040: Secretária Nacional de Transportes avalia expectativas para leilão do trecho JF-BH

O leilão da concessão da BR-040 no trecho de Juiz de Fora a Belo Horizonte será nesta quinta-feira (11), a partir de 14h, na Bolsa de Valores de São Paulo. Quatro empresas apresentaram propostas: Azevedo e Travassos – Novo entrante; CCR; EPR; e Consórcio Vetor Norte – Novo entrante.

Respeitando os prazos legais do processo, o Ministério dos Transportes espera é que a empresa vencedora assuma a concessão até outubro deste ano.

Vivane Esse, Secretária Nacional de Transportes conversou com a repórter Edilene Lopes sobre o que será exigido da próxima concessionária do trecho, a expectativa das obras que devem ser realizadas e como o leilão vai interferir no preço dos pedágios existentes no trecho. Ouça.

Sobre o leilão

O trajeto concessionado será de Belo Horizonte e Juiz de Fora (MG), somando 231,7 quilômetros de extensão. O trecho vai do entroncamento da com a BR-356/MG, em direção a Belo Horizonte, até o entroncamento com a Antiga União e Indústria, em Juiz de Fora. Serão beneficiados diretamente 14 municípios mineiros, dentre eles Barbacena, Juiz de Fora, Conselheiro Lafaiete, Nova Lima, Ouro Preto e Belo Horizonte.

A previsão do Ministério dos Transportes é sejam feitos R$ 8,8 bilhões de investimentos em novas obras e serviços operacionais. A concessão prevê a duplicação de cerca 164 quilômetros de pistas; implantação de 42 quilômetros de faixas adicionais; 15 quilômetros de vias marginais; construção de 18 retornos em nível; 34 correções de traçado;14 quilômetros de ciclovias; 57 pontos de ônibus; 11 passagens de fauna e 8 passarelas.

Leia sobre o leilão de concessão da BR-040