Outubro é um mês com várias datas comemorativas e, neste contexto, o Museu Mariano Procópio prepara uma série de atividades. Quem explica é a coordenadora de atividades educativas e culturais da instituição, Laura Freesz.
Para celebrar os dias Internacional e Nacional do Poeta, estão sendo publicados, nas redes do museu, conteúdos sobre as obras de Belmiro Braga, Eça de Queirós e Machado de Assis, todas pertencentes ao acervo. Nesta edição do projeto ‘Peça da Semana’, iniciado no último domingo, teve apresentação do historiador Sérgio Augusto Vicente.
Já em comemoração ao Dia do Compositor Brasileiro, celebrado nesta quarta-feira, 7, o gerente do Departamento de Acervo Técnico e Ações Culturais, Sérgio Evangelista, apresenta em vídeo alguns itens do compositor Arthur Napoleão (1843-1925). Embora tenha nascido em Portugal, sua carreira teve grande representatividade no Brasil. O compositor assina partituras do acervos de Alfredo Ferreira Lage (1865-1944), o fundador do museu; e da Viscondessa de Cavalcanti (1852-1946), importante doadora de acervo à instituição, prima de Alfredo e sobrinha de Mariano Procópio (1821-1872). Arthur Napoleão Atuava principalmente como pianista, e teve como aluna a compositora Chiquinha Gonzaga (1847-1935 ).