Em live realizada nesta segunda-feira, 22, prefeito de Juiz de Fora Antônio Almas informou que o sistema de saúde ainda consegue dar resposta aos casos na cidade.
No entanto, o percentual de ocupação tem aumentado ao longo da semana, chegando a uma elevação de 20% para casos de Covid-19. Nestas segunda, a taxa de ocupação de enfermaria é de 52,05% e a de UTI é de 69,55%. A preocupação é com a explosão de casos prevista para os próximos dias.
Além da oferta de leitos, a prefeitura encontra dificuldade de contratação de médicos e a de compra de ventiladores mecânicos, monitores cardíacos e EPIs, além de anestésicos e outros medicamentos.
Frente ao quadro, Almas voltou a defender o isolamento social e criticou confraternizações realizadas nas casas e denúncias de bares que funcionam de portas fechadas aumentando, assim, o risco de contaminação de funcionários e clientes.
Aglomeração
Outro assunto tratado na live foi a adoção de um novo protocolo de testagem, que entrou em vigor na sexta-feira,19 . Uma das medidas anunciadas foi a testagem de sintomáticos maiores de 20 anos.
A Prefeitura de Juiz de Fora está avaliando as possibilidades de um possível fechamento do Mirante da BR-040. Na quarta-feira, 24, o executivo vai realizar uma reunião com a Concer, Polícia Rodoviária Federal e o proprietário do estabelecimento do local para definir quais ações serão tomadas em relação ao Mirante.
O local tem sido alvo de aglomerações de pessoas. O secretário de Meio Ambiente e Ordenamento Urbano, Luis Claudio Santos Pinto, explicou que as medidas cabíveis serão tomadas com intuito de reduzir os excessos praticados e descumprimento do decreto municipal.
No último domingo, 21, imagens e vídeos que circulam nas redes sociais mostraram grande quantidade de pessoas no Mirante. Diante da situação, a Polícia Rodoviária Federal foi ao local e autuou 41 veículos, sendo a maioria das infrações por estacionar sobre a faixa de rolamento e marcas de canalização.
A Prefeitura explicou que, como ocorreu uma aglomeração espontânea, fica impossibilitada fiscalizar e conta com a conscientização das pessoas.
Entre os dias 18 e 21, a Prefeitura realizou uma operação especial noturna de verificação do cumprimento do decreto municipal de combate a Covid-19.
Fiscais de posturas, com o apoio da Guarda Municipal e agentes de trânsito, verificaram cerca de cem estabelecimentos em toda cidade. Destes, dois foram interditados e 25 notificações.
O Executivo orientou que eventos irregulares devem ser denunciados pelo 153, telefone da Guarda que é 24h, ou no horário comercial também tem a opção do 3690-7507.
Mudança no protocolo de testagem
A Prefeitura de Juiz de Fora mudou o protocolo de testagem de Covid-19. O novo modelo passa a testar, durante 15 dias, pacientes sintomáticos (pelo menos 2 sintomas) atendidos no SUS, com idade acima de 20 anos. A medida tem por objetivo verificar o comportamento no processo de contaminação:
O anúncio foi feito pelo prefeito Antônio Almas (PSDB), na live desta segunda-feira, 22.
Conforme o modelo, que é fruto de parceria com a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), o público legível para testagem é profissionais de saúde sintomáticos; todos os pacientes internados em “leitos covid”, pactuados com o Município; os atendidos na atenção básica, em situação de vulnerabilidade (acima de 65 anos, cuidadores de idosos, diabéticos, hipertensos descompensados e obesos); e servidores da segurança pública, Demlurb e Cesama. Além desses, passam a ser testados profissionais sintomáticos (pelo menos 2 sintomas) dos serviços de assistência social, mas que prestam atendimento direto à população, como CRAS, CREAS, entre outros.
foto: Gil Velloso / divulgação Prefeitura de Juiz de Fora