Coronavírus: Promotor alega que Juiz de Fora tem 18 casos confirmados

De acordo com dados obtidos pelo promotor Rodrigo Barros, Juiz de Fora (MG), por exemplo, teria 18 casos confirmados, 10 a mais do que o informado na atualização do boletim epidemiológico do Estado de Minas Gerais.

O promotor também é coordenador das promotorias de saúde da macrorregião da Zona da Mata, com 94 municípios.

Ele destacou que a transparência com a divulgação, se possível diária, pode ajudar a conscientização das pessoas e impedir a sobrecarga da rede de saúde no atendimento dos pacientes.

promotor Rodrigo Barros
Juiz de Fora

A Prefeitura de Juiz de Fora (MG) informou à Itatiaia que repassa as notificações referentes à doença ao estado, que é responsável por confirmar ou não os casos.

Estado

Em nota, a Secretaria de Estado de Saúde informou que está apurando os dados para responder, especificamente, sobre as ponderações do promotor.

No entanto, o Estado explicou que a Sala de Situação recebe as informações prestadas pelas cidades, realiza uma triagem de acordo com dados clínicos e epidemiológicos para classificar quais são suspeitos.

Este banco de dados é analisado e reclassificado diariamente, com cruzamento dos resultados de exames e novas informações aos municípios.

Após todo este processo, realizado até uma hora da tarde todos os dias, é que os dados são incluídos no boletim epidemiológico.