Está internado na UTI do Hospital da Unimed, o homem de 64 anos, primeiro caso positivo para coronavírus em Juiz de Fora. A confirmação foi divulgada pelo boletim epidemiológico da Secretaria de Estado de Saúde, na tarde deste sábado.
O paciente é natural da cidade e viajou recentemente para Nova Iorque, nos Estados Unidos. Ao retornar e apresentar os sintomas gripais, ele fez um exame particular, em laboratório não credenciado, que já havia testado positivo para a doença.
No entanto, até sair o resultado da contraprova, o idoso estava incluído no rol dos suspeitos do estado e, na cidade, era considerado “positivo inicial”, já em isolamento domiciliar e sendo monitorado pela Vigilância Epidemiológica do município.
Segundo a assessoria de comunicação da Prefeitura, na madrugada de sábado, ele se sentiu mal e foi orientado a buscar atendimento hospital. A assessoria da Unimed informou que o quadro é estável.
Na última sexta, a Promotoria de Saúde do Ministério Público Estadual realizou uma reunião com representantes da área para discutir a quantidade de leitos de UTI disponíveis na macrorregião. Segundo dados da pasta, são 277 leitos no SUS para uma população estimada em 1,6 milhão de pessoas. O MP também exigiu explicações do estado sobre um plano de contingência mais efetivo para as ações de combate à pandemia na região.
Nesta segunda, a Prefeitura de Juiz de Fora anunciou a realização de uma coletiva de imprensa onde vai informar quais serão as estratégias adotadas pelo município. Um dos pontos abordados será a realização de eventos.
Segundo o boletim epidemiológico, só em Juiz de Fora são 11 casos suspeitos, 01 confirmado e 01 descartado. Ainda na região da Mata e Vertentes, há 15 casos em investigação – sendo 07 em São João Del Rei e 02 em Barbacena. Já as cidades de Além Paraíba, Cataguases, Coronel Pacheco, Manhuaçu, Muriaé e Viçosa apresentam um caso cada.