Comissão decide capturar e transportar onça para outra área

Onça-pintada, que apareceu no Jardim Botânico da UFJF, será capturada e retirada para área adequada à existência do felino.

A decisão, divulgada na manhã desta quinta-feira, 2, foi tomada pela comissão interinstitucional formada após o aparecimento do animal.

Segundo os representantes de sete instituições que formam o comitê, sobrevivência, liberdade, cautela e segurança são quatro das palavras-chaves para tomarem a decisão.

A pró-reitora de Extensão da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Ana Lívia Coimbra explicou uma equipe do Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Mamíferos Carnívoros (Cenap), já está a caminhado de Juiz de Fora com equipamentos necessários para iniciar o processo de captura.

Ela disse ainda que a ação é necessária para que o animal possa ser transferido para uma área florestal ampla, onde possa ficar livre, seguro e monitorado com colar. Além disso, terá acompanhamento técnico para continuar vivendo.

O felino apareceu no Jardim Botânico na última quinta-feira, 25 de abril. Na madrugada de sexta, 26 do mesmo mês, foi visto na portaria de um hotel ao lado da rodoviária. Na segunda-feira, 29, pessoas avistaram o felino na ponte que liga a Avenida Brasil (em frente a rodoviária) a Mata do Krambeck.