O Corpo de Bombeiros de Minas Gerais enviará à Moçambique um grupo de 20 especialistas para atuar em operações de busca, salvamento e gestão do desastre na região afetada pelo ciclone Idai.
O embarque está previsto para esta sexta-feira, 29.
Acionado pelo governo federal, através do Ministério das Relações Exteriores, o Corpo de Bombeiros de Minas Gerais vai participar de uma primeira etapa de assistência humanitária a Moçambique.
No país africano, serão mobilizados conhecimentos adquiridos durante as buscas realizadas em Brumadinho após o rompimento da barragem da Vale na Mina do Feijão, em 25 de janeiro. Desde então, 216 pessoas já foram encontradas sem vida e outras 88 estão desaparecidas, segundo os dados mais recentes, divulgados nessa quarta-feira (27). As operações de busca ajudaram a localizar 395 pessoas.
De acordo com nota divulgada pelo Corpo de Bombeiros de Minas Gerais, a ida a Moçambique não impacta a atuação em Brumadinho.
Os 20 bombeiros são especialistas em doutrinas de salvamento em soterramentos, de enchentes e inundações, de busca e resgate em estruturas colapsadas e de operações aéreas.
Segundo o comando local, ainda não há previsão de envio de militares da região.
Foto: Ilustrativa / Arquivo – Bombeiros