Cerca de 29 moradores do povoado de Conceição de Monte Alegre, em Rio Preto, na Zona da Mata, tiveram que deixar as casas na manhã deste sábado, 16, devido ao risco de rompimento da barragem na Usina hidrelétrica Mello. O local pertence à Vale.
Segundo os Bombeiros, Defesa Civil e Polícia Militar, a ação é por precaução, porque a barragem encontra-se em nível elevado de risco.
De acordo com as informações iniciais, por conta das chuvas, a represa da usina teria apresentado um problema e foi necessário acionar a sirene de alerta.
Equipes da Vale e diversos órgãos de segurança de Minas Gerais permanecem na cidade de Rio Preto, onde monitoram a Barragem da Usina Hidrelétrica de Mello, na zona rural da cidade.
Durante todo o sábado, foi feito o monitoramento do local e, como não choveu durante o dia, a situação permanecia estável.
As equipes se reuniram na noite de sábado para traçar um diagnóstico da situação. A reportagem da Itatiaia na Zona da Mata conversou, com exclusividade, com o porta-voz do Corpo de Bombeiros, tenente Natan Carnavez.
Moradores foram encaminhados para uma pousada em Rio Preto, porém, a grande maioria decidiu ir para a casa de parentes.
A reportagem conversou com algumas dessas pessoas, todos muito apreensivos com a situação.
Levantamento feito pela reportagem da Itatiaia na Zona da Mata indica que a barragem de Mello foi construída há cerca de 20 anos, pela empresa Vale Sul Alumínio e está com a Vale desde 2011.
O local é considerado de médio porte e qualificado como PCH – Pequenas Centrais Hidrelétricas.
Confira a reportagem em áudio, na íntegra
Reportagem: Désia Souza