Agrotóxicos liberados pelo governo Bolsonaro podem causar câncer, infertilidade e má-formação fetal

Compartilhe

Por itatiaia.com.br

Distúrbios de fertilidade, câncer e má-formação fetal estão entre os problemas de saúde que podem ser causados por agrotóxicos com uso liberado no Brasil.

O alerta é da especialista em agricultura do Greenpeace, Marina Lacôrte. Na semana do Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado na quarta-feira (5), Marina diz que o governo Bolsonaro tem o maior volume de liberação de herbicida da história do Brasil.

Entre eles está o glifosato, um dos defensivos agrícolas que o país mais compra e que a Organização Mundial da Saúde (OMS) alerta que pode causar câncer.

reportagem completa com Patrick Vaz

“A gente já tem quase 200 produtos novos no mercado só este ano. E as moléculas são as mesmas de sempre: velhas e tóxicas, sem qualquer priorização para moléculas melhores ou redução dessas substâncias”, diz Lacôrte, que cita alta de 700% na liberação na comparação com anos anteriores.

A especialista critica a política liberal do governo. “O que estamos vendo na prática é exatamente o pacote do veneno.

Ele saiu do Congresso e foi para o Executivo. Ou seja, ele vem sendo aplicado diretamente pelas diretrizes desse governo atual e pelos seus ministros.”

Além dos impactos graves na saúde, Marina Lacôrte alerta que o uso indiscriminado de agrotóxicos degrada o solo e contamina a água.

Por itatiaia.com.br


There is no ads to display, Please add some

Compartilhe