Viaduto Roza Cabinda: Av. Francisco Bernardino será fechada para carros em Juiz de Fora

Compartilhe

Para a continuidade das obras do Viaduto Roza Cabinda, no Centro, a partir do próximo sábado (4), a Avenida Francisco Bernardino será fechada para passagem de veículos entre a Rua Benjamin Constant e Rua Silva Jardim.

Devido a essa questão e ao intenso volume de veículos que utilizam a Av. Francisco Bernardino, o trânsito deve ficar lento em todo o trajeto do desvio dos ônibus, por isso, a orientação da Secretaria de Mobilidade Urbana (SMU) é que os motoristas de veículos particulares sigam por outras rotas para acessar a Avenida dos Andradas. Os reflexos da retenção também serão percebidos na pista de carro da Avenida Rio Branco, no sentido Centro/Manoel Honório.

Mudanças no trecho

Por isso, segundo a Secretaria de Mobilidade Urbana, todos os motoristas que passarem no local vão, obrigatoriamente, convergir na Rua Benjamin Constant e seguir por outras rotas para acessar vias como a Avenida dos Andradas e a Rua Barão de Cataguases.

A pasta informou que as linhas de ônibus que circulam até o final da Av. Francisco Bernardino passam a realizar o seguinte desvio: “…Rua Benjamin Constant, Av. Rio Branco – pista lateral (carros), Rua Silva Jardim, Av. Francisco Bernardino…”.

Não haverá desativação de ponto de ônibus da Avenida Francisco Bernardino e o embarque e desembarque no ponto Rua Silva Jardim não será permitido para as 42 linhas que realizam o desvio. 

Orientações para os motoristas

Quem vem da Zona Leste e pretende acessar a Avenida dos Andradas deve seguir pela Avenida Brasil até a ponte do Manoel Honório, acessar a Avenida Rio Branco e, posteriormente, a Avenida dos Andradas. Quem está no Centro e pretende acessar a Zona Norte, Nordeste e Leste deve, prioritariamente, utilizar a Avenida Brasil a partir dos viadutos Augusto Franco ou Helio Fádel Araujo.

A Rua Benjamin Constant possui atualmente duas faixas para trânsito com estreitamento de pista também devido às obras. Por isso, no momento da passagem de ônibus e de outros veículos de grande porte, não haverá espaço para circulação de carros ao lado. Os motoristas devem ter muita atenção no trecho para evitar colisões.

Viaduto Roza Cabinda

Roza Cabinda foi uma mulher negra, que superou a condição escravizada comprando, com o seu trabalho e sua luta, a sua própria liberdade, além de representar vocação de inovação de Juiz de Fora.

O viaduto na Rua Benjamin Constant, uma das maiores intervenções viárias da história de Juiz de Fora, começou a ser construído em 15 de maio. O elevado com extensão de 360 metros e uma alça de acesso à Avenida Francisco Bernardino tem objetivo de proporcionar ligação mais rápida entre a região Leste e o Centro e garantir maior fluidez para o trânsito da área central.

O orçamento da construção do viaduto é de R$ 17.688.442,84, oriundos de convênio firmado com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), em 2011, para as obras de transposição rodoferroviária. O prazo estimado para execução da obra é de 12 meses, com previsão de inauguração em junho de 2024.


There is no ads to display, Please add some

Compartilhe