UBSs de Juiz de Fora passam a oferecer testes rápidos de infecções sexualmente transmissíveis (ISTs)

Compartilhe

A partir desta sexta-feira (1º), Dia Mundial de Combate à Aids, as Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Juiz de Fora passam a oferecer, também, a testagem rápida de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs): HIV, sífilis, e hepatites B e C.

Os testes rápidos são aqueles cuja execução, leitura e interpretação dos resultados são feitas em, no máximo, 30 minutos. Além disso, são de fácil execução e não necessitam de estrutura laboratorial.

Segundo a Secretaria de Saúde, a ampliação do oferecimento deste serviço é uma importante estratégia de prevenção, tratamento precoce e bloqueio na cadeia de transmissão.

Além do oferecimento dos testes rápidos gratuitamente nas Unidades Básicas de Saúde, a Secretaria de Saúde (SS) promove, também, a testagem para HIV, sífilis, hepatites B e C no Centro de Testagem e Aconselhamento, sem a necessidade de encaminhamento de nenhuma unidade de saúde. O serviço oferece aconselhamento e orientações, de acordo com as necessidades singulares de cada usuário, sobre a prevenção às infecções sexuais transmissíveis e Aids, buscando redução de riscos e danos.

O Centro de Testagem e Aconselhamento funciona de segunda à sexta-feira, das 8h às 12h e de 13h às 17h, no térreo do Centro de Vigilância em Saúde, localizado na Avenida dos Andradas, 523, Morro da Glória.


There is no ads to display, Please add some

Compartilhe