Um volume intenso de chuvas atingiu a Serra de Petrópolis, na região Metropolitana do Rio de Janeiro, na madrugada deste sábado (23).
Ao todo, desde sexta (22), foram 18h de chuva intensa, sem trégua, na subida da Serra. A BR-040 segue interditada desde a praça do pedágio de Duque de Caxias, próximo ao KM 102, no sentido Juiz de Fora. Ainda não há previsão de liberação.
Todo o estado do Rio de Janeiro segue com chances de temporais neste fim de semana.
Interdição mantida
Após vistoria técnica neste sábado por engenheiros e geólogos, a Concer informou que a pista da BR-040 na subida da serra de Petrópolis prosseguirá interditada.
O motivo é o grande acumulado de chuva nas últimas 24 horas (285,3mm), saturação das encostas, continuação da chuva e risco de novos deslizamentos.
As equipes técnicas aguardam condições climáticas favoráveis para que possam escalar as encostas mais críticas onde houve deslizamentos nesta sexta e fazerem nova avaliação das soluções emergenciais e de engenharia que precisarão ser adotadas.
Homens, máquinas e veículos continuam atuando na desobstrução dos pontos críticos.
A descida da serra de Petrópolis permanece por enquanto em operação, mas com interdições parciais no km 79 (Duarte da Silveira) e km 91 (após o Belvedere). A Concer recomenda que o usuário também evite trafegar pela descida da serra neste período.