A ginasta brasileira Rebeca Andrade doou seu collant amarelo, usado na Olimpíada de Paris 2024, para o Museu Olímpico, do Comitê Olímpico Internacional (COI), em Los Angeles, nos Estados Unidos. A cerimônia de entrega foi realizada naquarta-feira (7), na Casa Time Brasil, em Paris.
Rebeca utilizou o modelo na quinta-feira (1). Na ocasião, ela garantiu a medalha de prata na final do individual geral da Ginástica Artística.
Durante o evento de entrega, o treinador da Seleção Brasileira Feminina de Ginástica Artística, Francisco Porath Neto, falou sobre o simbolismo da ação. “Esse collant é da Rebeca, mas ele representa toda uma geração. É um feito que vai ficar realmente para a história. Foi uma jornada linda até chegar aqui”, disse.
Representantes do COI também falaram sobre a importância da ginasta. “Você foi incrível, você fez história para o esporte feminino. Sua história é importante para gente, você inspira meninos e meninas”, disseram.
Os collants da equipe brasileira são idealizados pela ginasta Jade Barbosa, que integra a equipe em Paris. Todos os modelos utilizados em Paris 2024 foram feitos pela atleta do Flamengo.
Rebeca Andrade em Paris
Rebeca Andrade fez história nos Jogos Olímpicos de Paris. Na manhã da última segunda-feira (5), a brasileira superou a norte-americana Simone Biles e conquistou a medalha de ouro na disputa do solo feminino, disputado na Arena Bercy.
Essa foi a quarta vez que a paulista sobiu ao pódio nesta edição da Olimpíada. Antes, havia conquistado prata no individual geral e no salto, além do bronze por equipes.