Professoras e professores da Universidade Federal de Juiz de Fora do Instituto Federal Sudeste de Minas Gerais (IF Sudeste MG) deflagraram a greve para segunda-feira (15). A informação foi divulgada pela Associação dos Professores de Ensino Superior de Juiz de Fora (Apes).
A decisão sobre a greve foi tomada em assembleia descentralizada, nesta terça-feira (9), no anfiteatro de Estudos Sociais da UFJF, em Juiz de Fora, e na União Operária, em Governador Valadares. Foram 196 votos a favor, 66 contra e 03 abstenções.
Além disso, aprovaram as pautas locais de reivindicações das duas instituições que serão entregues às respectivas administrações superiores. A decisão será levada à reunião do Setor das Federais, que se realiza nesta quarta (10) em Brasília.
As manifestações durante a assembleia ressaltaram as dificuldades de negociação com o governo federal e o reajuste zero previsto para 2024. A integrante da direção da Apes, Joana Machado, disse que a assembleia debateu sobre as condições de trabalho, salário, orçamento da educação e sobre a saúde de professoras e professores.