Nesta sexta-feira (25), é celebrado o 1º Dia Municipal do Torresmo em Juiz de Fora. Para comemorar, a proposta é quebrar o recorde da maior porção da iguaria mais amada pelos juiz-foranos. A pesagem será feita ainda nesta sexta.
A iniciativa integra a programação do 5º Festival de Torresmo e Costela, em andamento no Estádio Municipal Radialista Mário Helênio, até o próximo domingo (27).
Desde cedo, equipes integradas por alunos do curso de Gastronomia da UniAcademia e também da Bigodeira, estão manipulando uma tonelada de barriga suína crua. O objetivo é, até o final da tarde, chegar a pelo menos 500 quilos de torresmo e superar o recorde atual de 450 quilos pelo Guinness, como explica o organizador do evento, Leandro Vaz de Mello.
Bastidores do preparo da Porção
A preparação e a fritura de uma tonelada da iguaria começaram na manhã desta sexta-feira, 26, e a ação faz parte da comemoração do 1º Dia Municipal do Torresmo de Juiz de Fora.
O organizador do evento, Leandro Vaz de Mello, explica que a pesagem pode chegar a mais de 500 kg.
Desde cedo, equipes integradas por alunos do curso de Gastronomia da UniAcademia e também da Bigodeira estão na preparação da grande porção. Proprietário da Bigodeira e denominado de “imperador do torresmo”, Ademir Couto de Oliveira, ressalta que o gás natural encanado foi primordial, porque o de botijão não daria para realizar o processo. Além disso, a experiência no ramo conta nesse momento.
O professor do curso de Gastronomia, Yuri Feliciano, detalha como foi o processo de preparação da carne e quando surgiu a ideia do feito.
Das 17h às 19h, o Festival vai oferecer double de torresmo.