Pesquisa aponta que maioria pequenos negócios mineiros não utilizam IA

Oito em cada 10 pequenos negócios mineiros ainda não faz uso de ferramentas da Inteligência Artificial em suas operações e processos. É o que aponta a pesquisa “Negócios Digitais”, realizada pelo Sebrae Minas no mês de julho de 2024, com 809 pequenos negócios do estado.

No entanto, entre os empreendedores que utilizam a IA, a maioria (63%) está inclinada a expandir o seu uso nos próximos 12 meses, o que aponta uma forte tendência de crescimento na adoção de inovações tecnológicas.

O principal benefício citado pelos que utilizam a IA é o aumento na eficiência operacional (60%), seguido por melhorias no atendimento ao cliente (36%) e na tomada de decisões (33%). Outros benefícios significativos são maior competitividade (27%), redução de custos (19%) e aumento nas vendas (18%).

Já entre os desafios, 43% dos respondentes citaram a falta de conhecimento técnico (43%), a integração com sistemas existentes (21%) e a manutenção e atualização contínua (16%). Quando perguntados sobre as áreas em que mais utilizam a IA, 44% responderam marketing e publicidade, seguido por desenvolvimento de produtos e serviços (35%).

A aplicação em outras áreas, como atendimento ao cliente e automação de processos administrativos também é significativa, ambas com 17% de apontamentos.