Um caminhoneiro, de 34 anos, foi autuado pela Polícia Rodoviária Federal por descumprir a lei do descanso obrigatório, na BR-116, em Leopoldina (MG), neste domingo (1).
De acordo com a PRF, durante fiscalização de tempo de direção e descanso, focado em condutores de veículos de transporte de carga e coletivos de passageiros, os policiais abordaram um caminhão que transportava carga de camarão congelado, de Fortaleza (CE) para o Rio de Janeiro (RJ).
Durante a investigação com uso de uma mídia de armazenamento que registra informações sobre o funcionamento de um veículo, foi constatado, que, nas últimas 48 horas, o condutor havia realizado menos de 8 horas de descanso, chegando a trafegar, por quase 13 horas.
Conforme a corporação, ele apresentava sinais de cansaço e fadiga.
De acordo com o artigo 67-C, do Código de Trânsito Brasileiro (Lei 9503/97), é vedado ao motorista de transporte de carga, rodar por mais de 5h30 ininterruptas. Com isso, o motorista foi autuado e o veículo contido para a realização do descanso obrigatório de 11 horas.
De acordo com dados dos sistemas PRF, do ano de 2023, o sono se configura como a 4ª causa principal para a ocorrência de acidentes envolvendo veículos de carga, e ingestão de álcool.