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Pedágio da BR-040 pode passar de R$ 6,30 para R$ 14 após concessão entre BH e Juiz de Fora

Divulgação/Via 040

A concessão do trecho entre Belo Horizonte e Juiz de Fora da BR-040, que tem leilão marcado para esta quinta-feira (11), na Bolsa de Valores de São Paulo, pode aumentar em 122% o custo para os motoristas que passam entre as duas cidades mineiras.

Hoje, o valor pago em cada praça de pedágio na rodovia entre a capital mineira e a principal cidade da Zona da Mata, é de R$ 6,30 por automóvel. O valor é considerado defasado por especialistas do setor e, com a relicitação da rodovia, a previsão é que a tarifa fique mais cara: cerca de R$ 14.

O trecho manterá os três pedágios que já existem, em Itabirito, Conselhoeiro Lafaiete e Barbacena. A viagem de BH até Juiz de Fora, que hoje custa R$ 18,90, passará a custar cerca de R$ 32 quando a nova concessionária reajustar os valores do pedágio.

“Esse valor é o valor de face, que está indo para a proposta do leilão. Os concorrentes podem oferecer deságio que vai até 18% na redução dessa tarifa. Uma redução maior tem que ter o mecanismo do aporte, em que o concessionário faz a aplicação de um valor para garantir a higidez do contrato e eventuais desequilíbrios, para que não aconteçam os problemas do passado”, explica o diretor da Agência Nacional de Transportes Terrestre (ANTT), Guilherme Theo Sampaio.

Investimentos previstos

Ele explica que o reajuste prevê que a empresa faça investimentos na melhoria da rodovia, garantindo maior segurança para os usuários, com obras de duplicação, construção de terceiras vias, passarelas e um ponto de descanso para os caminhoneiros.

O edital prevê que a empresa que assumir o trecho terá que duplicar 163 quilômetros entre BH e Juiz de Fora, além de outros 42 quilômetros em faixas adicionais.

O trecho entre BH e Conselheiro Lafaiete é conhecido pelo grande trânsito de caminhões pesados, que transportam minério na região, e pelo alto índice de acidentes. Especialistas apontam que a duplicação da estrada será fundamental para evitar os acidentes com vítimas fatais.

Relicitação

Desde 2017, a rodovia mineira se tornou motivo de incertezas para o setor público e para milhares de motoristas que passam pelo trecho.

A concessionária Invepar, dona da Via 040, administra a rodovia desde 2014, mas em setembro de 2017 pediu ao governo federal para fazer uma “rescisão amigável” do contrato, alegando a redução no volume de tráfego e dificuldades em conseguir licenças para fazer as obras exigidas em contrato.

Dos 557 quilômetros previstos para serem duplicados entre Brasília e Juiz de Fora, a Via 040 executou as obras apenas em 73 quilômetros.

Leia sobre o leilão de concessão da BR-040

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