O presidente do SindIcomércio de Juiz de Fora, Emerson Beloti ressaltou que os setores não estão com expectativas positivas de vendas como gostariam, e o cenário é preocupante.
Os estabelecimentos da cidade registram queda de até 50% nas vendas devido a essa questão. Além disso, as perspectivas não são boas.
Há previsão de volta às aulas em fevereiro, de maneira online da rede particular, porém as vendas estão tímidas porque os alunos vão aproveitar boa parte do material não utilizado no ano passado.
O proprietário da Papelaria MEC, Daniel Braga relatou que perda no faturamento pode ser maior de 50%, ainda mais nesse período próximo a fevereiro.
Segundo Daniel, não foram feitas contratações temporárias que ocorriam normalmente. Antes, a empresa contratava cerca de 10 funcionários extras.
Agora, a papelaria precisou reduzir o quadro fixo de colaboradores e hoje conta com sete funcionários. Para ele, há esperança das vendas melhorarem no decorrer do ano.
O mesmo ocorre na Papelaria Graffite. As vendas caíram cerca de 50% em comparação com 2020. O comércio contratava com cerca de 15 funcionários temporários para época, porém não realizou contratação neste ano. É o que explica a gerente regional, Aline Lopes Fontoura.