O delegado Rafael Gomes foi transferido para o Hospital Ana Nery, nessa segunda-feira, 19, em Juiz de Fora. Ele está internado no setor de psiquiatria, sob escolta policial. A informação foi confirmada à Itatiaia pela assessoria do hospital.
O delegado estava internado em uma clínica psiquiátrica desde a última semana depois do Superior Tribunal de Justiça (STJ) revogar a liberdade provisória dele e de mais cinco agentes da Polícia Civil.
O delegado e os policiais foram presos durante a Operação Transformers, do Ministério Público de Minas Gerais, em outubro de 2022. Eles chegaram a ser soltos em junho de 2023, mas foram presos novamente. Os policiais estão na Casa de Custódia da Polícia Civil, em Belo Horizonte.
Em nota, a corporação esclareceu que, na sexta-feira (15) foi dado cumprimento ao mandado de prisão e o delegado foi encaminhado para atendimento médico, onde permanece sob escolta policial.
O processo está em segredo de justiça.
Operação Transformers
A ação do MPMG teve o objetivo de cumprir mandados judiciais contra suspeitos de integrar organização criminosa voltada para a prática dos crimes de tráfico de drogas e associação ao tráfico, lavagem de dinheiro, corrupção ativa e passiva, roubo, receptação e adulteração veicular.
Conforme o órgão, as provas demonstraram a relação que existia entre a organização criminosa desarticulada com outras associações criminosas para a prática permanente de diversas atividades ilícitas, como comércio ilegal de peças e de veículos provenientes de crimes, tráficos de drogas locais, corrupção de agentes públicos e lavagem de dinheiro.
Informações obtidas pelo MPMG por meio de ordem judicial indicaram que essas relações criminosas podem ter movimentado quase R$1 bilhão nos últimos cinco anos.