Operação Hefesto V autua ferros-velhos irregulares em Juiz de Fora

A 5ª fase da Operação Hefesto foi realizada nesta terça-feira, 17 de janeiro, em cinco pontos diferentes de Juiz de Fora.

A ação reuniu as forças de segurança do município com a intenção de reprimir a receptação de materiais furtados, em ferros-velhos, e também constatar se os estabelecimentos estão regularizados em conformidade com a lei nos bairros Ladeira, Manoel Honório e Progresso.

A Operação contou a Guarda Municipal, Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros e Agentes de Fiscalização da Prefeitura.

Balanço da Operação Hefesto V

Após a realização das fiscalizações foram emitidos nove Autos de Infração, sendo três por falta de Alvará de Localização, dois por obstrução de via pública, três por falta de cadastro para comercialização de cobre e um por falta de cobertura para guardar o material comercializado.

Também foram emitidos quatro Autos de Notificação para orientações quanto à Lei 14.391/2022, sobre o Cadastro de Cobre para o estabelecimento. 

Em dezembro de 2022, a Itatiaia FM fez uma reportagem falando sobre os constantes furtos de cabos elétricos. Pelo menos quatro comerciantes da Rua Oscar Vidal, no Centro de Juiz de Fora tiveram prejuízos por duas vezes, na mesma semana, por ficarem sem energia elétrica.

A Operação Hefesto Vé uma força tarefa que busca combater o crime de receptação e inibir a prática de furto de cabos elétricos, tampos metálicos e demais materiais que vêm chamando a atenção das autoridades locais. Esses itens acabam em depósitos e ferros velhos, alvos da ação conjunta.